terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O último ano de faculdade

O último ano da faculdade é o melhor e o pior. A parte boa é que você vai concluir o curso, e poderá preencher como "Superior Completo" em todas as fichas, em breve! A parte ruim, vocês podem pensar que é a saudades, dos professores, dos colegas, da animação e energia que possui uma faculdade (ou seja, as festas, churrascos, bares, etc..). Ok, essa é uma parte ruim, você começa a sentir saudades antecipadas, já que ainda não acabou, e esse sentimento é conflitante com o desespero de acabar logo.

Mas a parte ruim mesmo é você pensar "e quando acabar?", uma pós-graduação, seria a melhor resposta. Levando para o meu ponto de vista, a pós seria uma boa, mas para isso preciso de um emprego que me dê a oportunidade de pagá-la. E se você saiu da faculdade sem emprego, ou sem ter tido qualquer emprego, você se sente um pouco desesperado, certo?

Felizmente, não é o meu caso, já que trabalhei desde vendedora de shopping, telemarketing, até chegar assistente de marketing, que na verdade é o departamento de marketing inteiro.

Mas no final você ainda pensa, agora vou conseguir um cargo de Trainee em uma empresa Multinacional!! Já que está se formando, você tem total capacidade de ir para uma dessas empresas em que você ganhará o que todos falavam que ia ganhar de salário inicial. Errado. O emprego que aparece é aquele que você vai ganhar pouco, ralar muito e não terá reconhecimento.

Poucas pessoas são felizardas o suficiente de ter alguém que indique seu currículo, se você não conhece ninguém, você é ninguém, certo? Talvez, não em todos os casos.

Ou você pensa que talvez não tenha aproveitado o suficiente da faculdade, ou que não é bom suficiente. É eu cheguei nessa fase. Acontece que você é bom, mas outros mil também são. Mas qual é o seu diferencial em meio a uma multidão que está concorrendo a mesma vaga que você? Como você se destaca?

E aí começa a guerra do mercado de trabalho. E é uma guerra, uma disputa constante.

2 comentários:

  1. Fefaa, começo de blog é assim mesmo, quase sem comentários... logo melhora a popularidade por aqui!!! Você está indo bem!!! boa sorte (:
    Renatinha

    ResponderExcluir
  2. É uma guerra mesmo! Por isso, vale reforçar as qualidades de um guerreiro, não de um bandido. Isso faz toda a diferença.

    E daí cai no lance da honestidade do outro texto que você fez.

    :)

    Parabéns pelo blog!

    Abs.

    ResponderExcluir